24 de set. de 2013

ESPETÁCULO DE DANÇA - CHORO DA ALMA

ESPETÁCULO DE DANÇA - CHORO DA ALMA
28 DE SETEMBRO ÀS 20H
GRATUITO + 1K DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL (não obrigatório)

O espetáculo de dança “Choro da Alma” é uma realização do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010 e da Digoreste Arte & Cultura e tem como tema a dança do chorado – dança afro remanescente da escravidão, típica da região de Vila Bela da Santíssima Trindade, cidade do interior do Estado de Mato Grosso. Será feita uma releitura da dança com o roteiro desenvolvido de forma a retratar as diversas versões existentes sobre a história e o desenvolvimento da dança do chorado, através de uma linguagem diferenciada, ou seja, uma releitura do tradicional apresentado através da dança contemporânea.

Sobre o chorado:

Dizem os moradores da região, que a dança do chorado surgiu do sofrimento das mulheres negras. As escravas, ao verem os filhos e maridos sendo castigados, dançavam para agradar aos senhores. Em troca, conseguiam aliviar o sofrimento de seus familiares. 

A premiação concedida no ano passado é para a realização da circulação nacional. Graças ao incentivo, o espetáculo já se apresentou em Cuiabá e Rondonópolis, em Mato Grosso. Estão na agenda, apresentações em Campo Grande chegando agora em Porto Seguro (BA).

A cultura espera por você!