8 de abr. de 2011

Exposição "Nova Cerâmica Pataxó"


No dia 09 de abril de 2011, a partir das 20h será aberta no Centro de Cultura de Porto Seguro a exposição "NOVA CERÂMICA PATAXÓ". Resultado do Prêmio recebido pelo artista Paulo Roberto de Souza, a arte cerâmica Pataxó que estava perigosamente ameaçada de extinção tomou um novo fôlego.

A tradição ceramista existia muito antes da influência dos europeus e dos africanos chegarem ao Brasil e promover a valorização cultural de uma prática quase esquecida provoca uma retomada de um legado que pertence a toda a humanidade.

Apesar de sua natureza extrativista, a cerâmica Pataxó adquire caráter sustentável quando serve de meio para a afirmação da identidade cultural de um povo que tanto tem sofrido influência em sua cultura.

O projeto CERÂMICA - A ARTE EM QUATRO ELEMENTOS apresenta-se como uma oportunidade de interação estética entre a arte contemporânea e as origens da cerâmica de etnia indígena. Localizada na Costa do Descobrimento o ponto de cultura Pataxó na Aldeia da Jaqueira em Porto seguro, foi alvo do projeto que visou o fortalecimento das tradições indígenas e a valorização étnica através dos fazeres e saberes relativos a arte cerâmica (prêmio interações estéticas 2010).

Exposição - Cerâmica Pataxó na Costa do Descobrimento

Data – de 09/04/2011 à 22/04/2011
Vernissage – 09/04/2011 a partir das 20 horas.