3 de nov de 2010

VIII Encontro das Tribos Jovens no Centro de Cultura de Porto Seguro

Acontece entre os dias 05 e 08 de novembro de 2010, em Porto Seguro-BA, o VIII Encontro das Tribos Jovens, evento que promove intercâmbios multiculturais, manifestações artísticas, rodas de conversa, debates, saraus, partilhas, vivências indígenas e oficinas de música, artes cênicas, artesanato, dança e artes plásticas/reciclagem.

A abertura vai ocorrer no Centro de Cultura de Porto Seguro, com a Conferência “Do Processo de Colonização do Brasil à História, Lutas, Conquistas e Desafios do Povo Pataxó”. Na ocasião será também construída coletivamente a Mostra “Desafios e Avanços da Rede Tribos Jovens”.
No sábado, dia 06, os participantes deverão vivenciar as culturas indígenas de etnias participantes, com destaque aos Pataxó, na Reserva da Jaqueira, com roda de conversa e atividades variadas (artesanato, culinária, pintura corporal, trilhas, entre outras). No domingo, dia 08, no Centro de Cultura de Porto Seguro, estão programadas atividades de artes como oficinas de teatro, dança, artes plásticas/reciclagem e canto em interação e diálogo com mitos e ensinamentos ancestrais.
.
Entre os grupos que integrarão esta edição, estão confirmadas entidades de Salvador como a Associação Beneficente Cultural Netos de Gandhi, Associação Caboclinho Ramo Verde (Centro de Caboclos Sultão da Mata), Centro de Referência Integral ao Adolescente - CRIA, CEDECA, Escola de Dança/FUNCEB, Ilê Aiyê, Instituto Arapoty, Instituto Fatumbi, ION Bahia, Pracatum, Santa Casa da Misericórdia, Projeto Axé, EAUFBA; de Belo Horizonte, a Secretaria Municipal da Saúde e através de jovens do movimento Hip Hop com representantes da Central Única das Favelas – CUFA BH; grupos indígenas Pataxó (BA) das aldeias Aldeia Velha, Barra Velha, Boca da Mata, Coroa Vermelha e Mata Medonha; Tupinambá (Patiburi de Belmonte); Kariri Xocó (AL); Kamayurá (MT); Guarani de Caieiras (ES); para citar alguns entre as 200 pessoas que virão ao encontro.

As informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.tribosjovens.org.br/ETJ ou pelo telefone: 3268-1965.