12 de ago. de 2009

AGOSTO NO CENTRO DE CULTURA - CINEMA GRÁTIS




A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB - promove, no Centro de Cultura de Porto Seguro, a exibição de filmes nacionais gratuitos. É o projeto Circuito Popular de Cinema e Vídeo, cuja proposta é fazer circular mostras de cinema e vídeo, nas quintas e Domingos.
Após as exibições, sempre haverá um debate conduzido pela Cineasta Jurema Carvalho e convidados especiais.

PROGRAMAÇÃO MÊS AGOSTO

Dia 06 e 09 de Agosto 19h - A Hora da Estrela (Suzana Amaral)- 14 anos
Macabéa, uma jovem órfã, só no mundo, aos 19 anos. Analfabeta, ingênua e virgem, vem do Nordeste tentar a vida em São Paulo. O filme mostra a história do encontro patético deste ser humano com as artimanhas da cidade grande. Macabéa é tão desastrada que todo o tempo ela dói por dentro. Não sabe, como os outros, que esta dor tem de ser dissimulada por baixo das máscaras sociais. Toma aspirina para ver se passa. Veste, então, as máscaras, mas não lhe caem bem.

Dia 13 e 16 de Agosto 19h - Cinema Samba 02 (Karim Ainouz) – 12 anos
Os curtas–metragens reunidos, resgatam apaixonadamente a memória de personagens essenciais na história do samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Mestre Jorjão, nos leva para o meio da bateria da escola de samba da Mocidade Independente de Padre Miguel. (Paulo Tiefenthaler)
Batuque na Cozinha, traz a visão intimista de estrelas da velha guarda da Portela. (Anna Azevedo)
Nelson Sargento, mostra o retrato carinhoso de um sambista que define a música como uma filosofia de vida. (Estevão Ciavatta)
O programa fecha com o docu-drama Geraldo Filme, de Carlos Cortez, que focaliza sambista referência para entender a história da música de origem negra em São Paulo.

20 e 23 de Agosto 19h - A Negação do Brasil – 12 anos / Carolina – 12 anos
A Negação do Brasil propõe uma minuciosa investigação e análise da participação e evolução do negro na telenovela Brasileira, o documentário contribui para o debate sobre o papel da mídia e a luta dos atores negros pelo reconhecimento.
Carolina, resgata liricamente o livro ”Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus, escrito numa barraca de uma favela paulistana e que expõe temas atuais que precisam ser superados como a fome, o preconceito e a miséria.


27 e 30 de Agosto 19h - Sonoridades Inovadoras - Livre
Programa histórico-musical que reúne documentários sobre dois músicos que nasceram em 1936 e que tem em comum a integração de sonoridades de objetos não convencionais em suas criações. No Rio de Janeiro o Alagoano Hermeto Pascoal em seu processo de criação, cuidadosamente registrado no início dos anos 1980 pelo veterano documentarista Thomaz Farkas. Em São Paulo, na virada do século, em documento bastante rigoroso – mais do que urgente – da jovem diretora Carla Gallo, o baiano Tom Zé expõe suas idéias, obsessões, fraquezas e grandezas.

**Sessões Especiais ás quintas e Domingos às 15h (Tarde)

Informações: Centro de Cultura de Porto Seguro
Tel.: (73) 3288-1388 (73) 3288-1975
culturaps@gmail.com